Notícias Dicas


Crianças Ativas, Mesmo sem Dieta Ideal, Reduzem Risco de Obesidade

Crianças Ativas, Mesmo sem Dieta Ideal, Reduzem Risco de Obesidade

Crianças Ativas, Mesmo sem Dieta Ideal, Reduzem Risco de Obesidade
Por Beth Santos
27 de novembro de 2008

Praticar atividades físicas de 4 a 7 horas por semana, na escola e fora dela, pode prevenir o sobrepeso e o risco de obesidade e síndrome metabólica em crianças, mesmo com dieta incorreta. Esta foi a conclusão do estudo espanhol apresentado no 30º Congresso Mundial de Medicina do Esporte. O evento aconteceu de 18 a 23 de novembro em Barcelona, Espanha.

A pesquisa acompanhou 137 crianças, separadas em três grupos: sedentário (2 a 3h de atividade física semanais na escola); ativas (de 4 a 5h por semana); e esportistas (7 h por semana). Cada grupo teve sua alimentação registrada e analisada ao longo de quatro dias, calculando-se o número de calorias ingeridas, além de verificadas medidas antropométricas e dobra cutânea.

Os resultados do estudo mostraram que as crianças que praticavam esportes de competição fora da escola apresentaram bons resultados para antropometria, aptidão cardiorrespiratória e indicadores metabólicos que, provavelmente, preveniram ou reduziram o risco de sobrepeso, obesidade e síndrome metabólica.

Segundo o estudo, nos últimos anos vem aumentando consideravelmente o número de crianças com determinadas doenças metabólicas. Dados do Ministério da Saúde espanhol, inseridos no pôster do estudo, dizem que de 14% a 16% das crianças e jovens do país, de 2 a 24 anos de idade, sofrem de obesidade, enquanto 26,3% apresentam sobrepeso.

Os autores do trabalho estão ligados às Universidades de León e Valladolid, Espanha.

Fonte: Notisa

Leia mais:

Atividade Física Diminui na Adolescência
http://www.abeso.org.br/reportagens/atividade_fisica_diminui_adolescencia.htm

Obesidade Infantil Preocupa Pais nos EUA
http://www.abeso.org.br/reportagens/obesidade_infantil_eua.htm

 

Colunistas