Notícias Dicas


Congresso de Nutrologia Discute SM

Congresso de Nutrologia Discute SM

Por Beth P. Santos
5 de Agosto de 2008

Cada vez mais presente na vida da população brasileira, a Síndrome Metabólica – associação entre obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares – está entre os principais assuntos que serão apresentados no XII Congresso Brasileiro de Nutrologia.

O maior evento da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) acontece de 3 a 5 de setembro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, SP e é dirigido aos médicos, profissionais de saúde e estudantes de medicina.

O tema vem ganhando importância nos últimos tempos. Segundo dados do IBGE, de 2005, cerca de 40% dos brasileiros têm sobrepeso ou obesidade, freqüentemente conseqüência de sedentarismo e alimentação inadequada, o que explica o interesse dos nutrólogos pelo assunto.

Segundo o nutrólogo e presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho, em geral as pessoas não percebem o perigo, até que surjam as complicações, principalmente as cardiovasculares. “A anomalia é um mal silencioso que precisa ser detectado o quanto antes”, afirma.

Membro da Diretoria da ABESO e coordenador do site da entidade, o endocrinologista João Eduardo Salles será um dos destacados profissionais a apresentar estudos e palestras sobre o assunto. O tema escolhido por ele é “Como não desenvolver diabetes através da nutrição”.

Quem se interessar em conhecer mais detalhes da programação do evento, basta acessar www.abran.org.br/congresso  

 

Colunistas