Notícias Dicas


Mundo

Mundo

Conferência, nos EUA, pretende traçar novas estratégias para o enfrentamento da #obesidade

Em março, a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE) e a American College of Endocrinology (ACE), o braço educacional da associação de endocrinologistas, irão realizar uma Conferência de Consenso sobre a Obesidade. Em 2011, a AACE declarou a obesidade como doença. Em 2013, foi a vez da Associação Médica Americana considerar a obesidade como doença, marcando o momento como crucial na batalha por restringir e reduzir as taxas de obesidade. O que se pergunta agora é: qual o próximo passo?

A intenção da AACE e da ACE é construir uma base de evidências de ação integral para enfrentar o problema. A conferência reunirá as principais pesquisas, informações e opiniões de todos os principais atores envolvidos na questão da obesidade. São eles: representantes da comunidade médica, especialistas em saúde pública, formuladores de políticas do governo, empresas de cuidados para a saúde, áreas de pesquisa médica e as comunidades educativas, além de sociedades médicas afins e associações, empresas farmacêuticas e outros. 

Foram formuladas cinco perguntas básicas que devem ser respondidas pelos envolvidos:

1) O que é obesidade?

2) Quais são as opções disponíveis para o tratamento da obesidade hoje?

3) Qual é a melhor utilização possível de modalidades terapêuticas?

4) As opções de tratamento são viáveis do ponto de vista econômico?

5 ) Quais são as lacunas de conhecimento e como elas podem ser preenchidas?

O presidente da AACE, Jeffrey Mechanick, admite: "O que estamos fazendo não está funcionando". Para ele, é preciso mudar o paradigma de tratamento atual da obesidade, por meio de interações multi-plataforma, considerar o mundo real e debater as soluções possíveis.

Sobre a conferência, o presidente da ACE,  Daniel Einhorn, aponta que é preciso criar uma base de evidências, levando em conta o que é relevante, trabalhando de forma diversificada os dados junto às muitas e variadas entidades envolvidas na prevenção e tratamento da obesidade.

O objetivo é que, ao final da Conferência, seja apresentada uma declaração de consenso, analisada e aprovada pelo comitê de redação da Conferência, composta por especialistas em obesidade, em uma coletiva de imprensa no National Press Club, que depois será reproduzida nos veículos oficiais das entidades envolvidas.

O mais interessante é que as inscrições estão abertas a QUALQUER PESSOA interessada em participar do evento de dois dias >>> http://aes.aace.com/meetings/37.

Fonte > AACE

Colunistas