31 de outubro de 2016
  • compartilhar:

Composto de amoras ajuda a perda de peso, ativando a gordura marrom

Um novo estudo sugere que as amoras poderiam ser a chave para novos tratamentos para a obesidade, depois de encontrar um composto natural no fruto que ativa a gordura marrom, acelerando o metabolismo e ajudando a perda de peso. Rutina é o tal composto natural presente nas amoras.

De sabor doce, acredita-se que as amoras tenham uma riqueza de benefícios para a saúde, incluindo potencial para redução do colesterol, controle dos níveis de açúcar no sangue, e redução do risco de câncer.

Agora, pesquisadores da China sugerem que a rutina também pode ajudar a tratar a obesidade.

Embora as mudanças no estilo de vida – como adotar uma dieta saudável e aumentar a atividade física – sejam consideradas estratégias primárias para o tratamento da obesidade, essas mudanças podem não ser suficientes para alguns indivíduos, destacando a necessidade de métodos de tratamento alternativos.

O co-autor do estudo, Wan-Zhu Jin, Ph.D., do Instituto de Zoologia na Academia Chinesa de Ciências, e sua equipe investigaram os  os efeitos metabólicos da rutina, com o objetivo de determinar se o composto pode ajudar a perda de peso. A rutina atuaria como um ativador da gordura marrom

Para o estudo – publicado no The FASEB Journal – a equipe adicionou rutina (1 miligrama por mililitro) à água potável de dois grupos de camundongos.

Um grupo de ratinhos era geneticamente obeso, enquanto o outro grupo tinha obesidade induzida por dieta. Ambos os grupos de ratinhos foram alimentados com uma dieta regular ao longo da duração do estudo.

Em ambos os grupos de ratos, a rutina ativou o tecido adiposo marrom (BAT), ou gordura marrom, o que levou ao aumento do gasto energético, melhor homeostase da glicose – o equilíbrio da insulina e glucagon para manter os níveis de glicose – e redução de gordura.

A gordura marrom é ativada pelo frio, fazendo com que se queime energia e para produzir calor. Segundo os pesquisadores, a rutina atua como um "mimético frio", ativando uma cascata de sinalização específica, o que aumenta a atividade de um gene chamado UCP1 e o número de mitocôndrias em gordura marrom.

Além disso, a equipe descobriu que rutina desencadeou a formação de gordura marrom – como as células de gordura no tecido adiposo subcutâneo – a gordura localizada sob a pele – em ambos os modelos de ratos com obesidade.

Com base nos resultados, Jin e colegas acreditam que a rutina pode oferecer uma nova abordagem de tratamento à obesidade e outras condições associadas ao excesso de peso.

"Os efeitos benéficos da rutina sobre a melhora metabólica mediada por BAT suscitaram um interesse substancial no potencial tratamento da obesidade e suas doenças relacionadas, como a diabetes", afirmam os pesquisadores.

Clique para ler o estudo.

 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO