Notícias Dicas


Complicações

Complicações

As complicações da obesidade são um problema cada vez mais presente na vida das crianças e dos adolescentes. Ao menos é o que mostra estudo publicado na revista PLoS ONE, feito por pesquisadores do London Imperial College.

Segundo o levantamento, entre 2000 e 2009 quadruplicou o número de internações de pessoas entre 5 e 19 anos por conta de problemas como asma, apneia e complicações de gravidez, condições intimamente relacionadas à obesidade, segundo os pesquisadores.

Em 2009, mostra o estudo, havia 3806 crianças internadas por conta de problemas relacionados ao excesso de peso, contra 872 em 2000. Os adolescentes representaram a maioria dos casos.

O número de procedimentos de cirurgia bariátrica em crianças e jovens também subiu de 1 por ano em 2000 para 31 em 2009. Três quartos delas foram em adolescentes.

Para Sonia Saxena, que liderou o estudo, dois fatores influenciaram os resultados. O primeiro deles foi que, de fato, a obesidade aumentou entre crianças e jovens. "Mas o aumento observado provavelmente reflete também a consciência entre os médicos, que se aprimoraram no reconhecimento da obesidade como fator de complicação".

Pesquisas nacionais na Inglaterra sugerem que cerca de 30% das crianças com idade entre 2 e 15 anos estão acima do peso, e 14% a 20% são obesas. Crianças obesas têm risco aumentado para diabetes tipo 2, asma e apneia do sono.

Leia mais em: http://goo.gl/Ao7b

Colunistas