Notícias Dicas


Combate à Obesidade

Combate à Obesidade

Combate à Obesidade
Por Cintia S. Castro

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) está promovendo, pela primeira vez no país, a Campanha Nacional de Combate à Obesidade. A mobilização procura ressaltar os riscos da doença, promover estilos de vida mais saudáveis e enfatizar a importância do acompanhamento médico especializado.

A campanha vai até o final de outubro, um mês dedicado ao tema: do dia 4 a 11, acontece a Semana da Obesidade. Mais precisamente, o dia 11 de outubro é o Dia Nacional de Combate à Obesidade. A data foi instituída através da Lei nº 11.721, assinada em junho de 2008, pelo presidente Lula.

Em uma primeira fase, informações específicas estão sendo divulgadas aos meios de comunicação, de forma contínua. Está prevista ainda a distribuição de material ilustrativo (como folders e cartazes) junto aos consultórios, e também de camisetas e bottons, com motivos da campanha, ao público em geral. Os especialistas da ABESO esclarecerão dúvidas à imprensa quando solicitados. Na internet, um hotsite - elaborado especialmente para a campanha - deverá ser lançado no próximo mês.

Informar para Prevenir
“O objetivo é prevenir a obesidade nos indivíduos de maior risco. Um fator presente nas populações onde a obesidade tem aumentado é a falta de informação” – ressalta o presidente da ABESO, o Dr. Marcio Mancini.

“Buscamos informar a população sobre a importância da atividade física e da alimentação saudável, e alertar que ganhar peso não é apenas um problema estético, e sim uma questão de saúde. E quem já apresenta esse problema deve procurar o auxílio de um profissional para seguir um tratamento” – completa o endocrinologista.

Segundo projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015 cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

As estatísticas brasileiras mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. “O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado, entre outras”, afirma o Dr. Márcio Mancini.

Leia mais:
Taxa de Sobrepeso e Obesidade Quase Dobra em 30 Anos
Adultos Obesos já são 13% no Brasil

 

Colunistas