Notícias Dicas


CNPq e Capes Abrem Edital para Financiar Publicações Científicas

CNPq e Capes Abrem Edital para Financiar Publicações Científicas

Cintia S. Castro

Para apoiar e incentivar a publicação de periódicos científicos nacionais, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou edital para projetos. Os periódicos selecionados receberão financiamento para despesas como material de consumo e serviços gráficos. Dos R$ 5 milhões disponíveis, 50% provêm do CNPq e 50% da CAPES. As revistas divulgadas simultaneamente na internet, com acesso aberto, terão prioridade.

Os periódicos - editados por instituições ou sociedades científicas – devem ser sem fins lucrativos, reconhecidos por indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica, além de conter mais de 80% de artigos gerados a partir de pesquisas originais e não divulgadas em outras revistas. A periodicidade deve ser de, pelo menos, dois fascículos por ano com circulação regular nos últimos três anos, entre outros critérios.

Os custos que podem ser financiados pelo programa são compra de material de consumo, despesas com correio, serviço de terceiros (pessoa física ou jurídica), serviços gráficos – além dos custos de geração e manutenção da versão eletrônica na internet.

A data limite para o envio das propostas é 10 de novembro. O formulário de inscrição deve ser enviado exclusivamente pela internet.

O edital completo MCT/CNPq/MEC/CAPES está disponível na internet (
http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/058.htm).

Dúvidas sobre o preenchimento do formulário eletrônico podem ser tiradas por telefone (61 2108-9004 ou 2108-9354) ou por e-mail
suporte@cnpq.br 

Fonte: CNPq

 

Colunistas