Notícias Dicas


Cientistas Descobrem Genes que Armazenam Gordura

Cientistas Descobrem Genes que Armazenam Gordura

Aristeu Araújo
27 de dezembro de 2007

Uma pesquisa norte-americana mostra como a gordura é armazenada nas células do corpo humano. A descoberta, de acordo com os cientistas, pode abrir caminho para novos tratamentos da obesidade.

O estudo, feito no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, identificou dois genes que controlam o armazenamento da gordura. Descobriu-se que o acúmulo é feito em forma de gotículas lipídicas dentro de uma camada de psopolídios e proteínas.

Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que esse processo é importante para permitir que o organismo utilize a gordura como fonte de energia. O excesso é que causa a obesidade.

O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os genes estudados são chamados de FIT1 e FIT2. Testes mostraram que, ao inserir exemplares adicionais desses genes, o número de gotículas lipídicas criadas pelas células aumentou em até seis vezes.

Em um outro teste em ratos de laboratório, ao suprimirem o gene FIT2 das células de gordura, houve uma redução significativa da produção de gotículas. O estudo englobou outros testes com resultados também promissores.

O pesquisador David Silver, que liderou o estudo, disse que novos medicamentos poderão ser desenvolvidos para auxiliarem no tratamento da obesidade.

 

Colunistas