Notícias Dicas


Ciência Pode Chegar à Vacina Contra a Obesidade

Ciência Pode Chegar à Vacina Contra a Obesidade

Ciência Pode Chegar à Vacina Contra a Obesidade

Você já pensou na possibilidade de ser descoberta uma vacina contra a obesidade? Pois a ciência pode não estar muito longe disso! Em breve, será publicado, no Journal of Animal Science and Biotechnology, um novo estudo que avalia a eficácia do fármaco em ratinhos.

O estudo analisa o êxito de duas vacinas, intituladas como JH17 e JH18, na redução do ganho de peso e no aumento da perda de peso. Elas são capazes de criar anticorpos contra o hormônio somatostatina, que limita a ação de outras duas substâncias – o hormônio do crescimento (GH) e a IGF-1, uma proteína de fator de crescimento. Ambos contribuem para o aumento do metabolismo, podendo levar à redução de peso.

Assim, a vacina com somatostatina modificada faz com que o corpo produza anticorpos a ela, removendo a inibição sem interferir diretamente com os hormônios do crescimento. A consequência disso é um aumento do gasto energético e a perda de peso.

Os Testes

Dois grupos de dez ratos obesos foram testados com a vacina. Eles se alimentaram com uma dieta rica em gorduras por oito semanas e continuaram a se alimentar durante o tempo da experiência – seis semanas.

Quatro dias após a primeira injeção, os ratos perderam 10% do peso. Os resultados mostraram que ambas as vacinas tiveram eficácia sem afetarem os níveis do hormônio IGF-1 nem da insulina.

Segundo o pesquisador Keith Haffer, da empresa Braasch Biotech LLC, o estudo demonstra a possibilidade de tratar a obesidade através da vacinação, mas ainda são necessários mais estudos para perceber as implicações a longo prazo das vacinas.

 

Colunistas