Notícias Dicas


Ciência Comprova Benefício do Chá Verde Contra Obesidade

Ciência Comprova Benefício do Chá Verde Contra Obesidade

Ciência Comprova Benefício do Chá Verde Contra Obesidade

Estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) acaba de comprovar que o consumo do chá verde traz benefícios na luta contra o excesso de peso e a obesidade.

Na pesquisa, a
taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade grau 1 foi comparada em períodos pré e pós consumo de chá verde, aliada ou não à prática de exercício físico.

O experimento faz parte da pesquisa realizada pelo
Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), da Esalq, que também avaliou a aceitabilidade do chá verde, assim como possíveisreações adversas causadas pelo seu consumo.

O estudo analisou os efeitos do consumo de chá verde e da prática ou não de exercício físico resistido sobre a
Taxa Metabólica de Repouso (TMR) e a composição corporal em mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 a 35 kg/m.

Divididas em quatro grupos, as voluntárias seguiram o protocolo da pesquisa durante dois meses. O grupo 1 tomou chá verde; o grupo 2,
placebo. Por outro lado, o terceiro grupo ingeriu o chá e praticou exercício, enquanto o quarto tomou placebo, mas não se exercitou.

Resultados


Ao final da pesquisa, verificou-se que o grupo 1 perdeu uma quantidade de peso bastante significativa para o período de estudo: cerca de 5,7kg, com manutenção da
massa magra.

Já o grupo 2, que utilizou o placebo, não perdeu peso e ainda ganhou
massa gorda e diminuiu a massa magra.

O grupo 3, que aliou exercício físico de resistência ao chá verde, mudou sua
composição corporal, apresentando maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento de força muscular e redução dos níveis de triglicérides superiores aos do grupo 4 (placebo com exercícios físicos de resistência).

O estudo foi realizado por Gabrielle Aparecida Cardoso, aluna do programa de pós-graduação de
Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (USP/Esalq), com apoio da bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e orientação daprofessora Jocelem Mastrodi Salgado, do LAN.

Benefícios


Segundo o estudo, o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam vários benefícios à saúde. Entre eles, a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta e aumento da densidade mineral óssea.

Leia Mais: 
O Ministério da Saúde Confirma: o Número de Obesos no País Cresce a Cada Ano
Atividade Física Versus Predisposição Genética
Metade dos Brasileiros Adultos Tem Sobrepeso
Índices Subiram de 42,7 para 46,6%

Colunistas