Notícias Dicas


Cerca de 46% dos Obesos Não São Orientados a Emagrecer

Cerca de 46% dos Obesos Não São Orientados a Emagrecer

Cerca de 46% dos Obesos Não São Orientados a Emagrecer

Um estudo realizado no início de 2011 pelo sistema de pesquisa norte-americano The Harris Poll mostra que boa parte dos médicos fazem pouco ou nada, nos EUA, para ajudar os pacientes a buscarem o peso ideal.

Segundo os resultados da sondagem, efetuada com 2.566 adultos, 66% do total afirmaram que seus médicos nunca os aconselharam a perder peso - sendo 19% dos obesos mórbidos, 46% dos obesos e 72% dos indivíduos em sobrepeso. Do total das pessoas ouvidas, 32% foram orientados pelos doutores a emagrecerem.

Entretanto, muitos dos pacientes reconhecem que devem perder peso: 44% dos entrevistados fizeram uma resolução de Ano Novo com esse objetivo.

O percentual de pessoas que nunca participaram de nenhum tipo de regime, sequer por conta própria, chega a 19% entre os obesos mórbidos, a 27% dos obesos e a 31% daqueles em sobrepeso – e a 38% do total. Além disso, uma pessoa em cada cinco relatou ter sofrido problemas de saúde decorrentes do excesso de peso.

Os pesquisadores usaram as classificações segundo o Índice de Massa Corporal recomendadas pela Organização Mundial de Saúde: IMC igual ou superior a 35 para obesidade mórbida; entre 30 e 34,99 para obesos; e entre 25 e 29,99 para o sobrepeso. 

Leia a pesquisa completa

Colunistas