Notícias Dicas


Carboidratos Aumentam Sonolência em Obesos

Carboidratos Aumentam Sonolência em Obesos

Carboidratos Aumentam Sonolência em Obesos

Pesquisa na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) revelou que trabalhadores noturnos com sobrepeso ou obesidade estão mais propensos à sonolência quanto maior for a ingestão de carboidratos. Ou seja, os carboidratos favorecem a sonolência nos obesos.

A nutricionista Patrícia Xavier S. de Andrade Nehme, autora do estudo, usou como participantes funcionários da segurança de uma empresa da Baixada Santista, SP. No início, levantou dados gerais dessa população. Em seguida, foram sorteados 24 participantes, que sofreriam intervenções alimentares nas semanas seguintes de estudo. Mas antes dessa etapa foi avaliado o grau de sonolência dos escolhidos, ou seja, antes de qualquer mudança alimentar.

Após um determinado intervalo, foi aumentada a quantidade de carboidratos na alimentação dos participantes, durante cinco dias. Depois de um intervalo de dois dias, a quantidade de proteínas também foi aumentada na alimentação noturna dos trabalhadores.

A pesquisadora concluiu, após esta série de observações, que quanto maior o Índice de Massa Corporal (IMC) do participante, isto é, quanto maior o seu peso, maior a influência da alimentação em sua sonolência.

A nutricionista Patrícia Nehme explica que a literatura científica é clara sobre o fato de os trabalhadores noturnos terem mais chance de desenvolver obesidade. Ela afirma, no entanto, que a influência do IMC na sonolência não era esperada, não constando dos objetivos iniciais do trabalho, “o que aponta para a importância da sua prevenção antes que traga consequências mais graves às pessoas”.

Fonte: Agência USP de Notícias

Colunistas