Notícias Dicas


Câncer de Próstata: Mais Agressivo em Obesos

Câncer de Próstata: Mais Agressivo em Obesos

Câncer de Próstata: Mais Agressivo em Obesos
Por Beth Santos

A notícia serve de alerta para homens obesos: o urologista norte-americano Stephen Freedland, do Duke Prostate Center, acaba de divulgar, durante o 32º Congresso Brasileiro de Urologia, um estudo revelando que os obesos têm mais risco de apresentar tumores agressivos de próstata e o dobro de chances de reincidência. Freedland é considerado um dos maiores pesquisadores da relação obesidade/câncer de próstata.

Segundo o especialista, homens obesos apresentam quatro fatores de risco que explicariam a maior agressividade do tumor: diluição do nível do PSA (que diminui conforme aumenta o Índice de Massa Corpórea); aumento do hormônio feminino (estrogênio); crescimento da próstata e consequente dificuldade de realizar biópsia; e aumento na produção de IGF1 (substância que aumenta incidência dos tumores).

Freedland comentou que a relação entre obesidade e a maior incidência de câncer de próstata deve servir como um incentivo a mais para que os obesos percam peso, pratiquem atividade física e adotem uma alimentação mais saudável.

Colunistas