Notícias Dicas


Campanha: Obesidade Infantil como Tema

Campanha: Obesidade Infantil como Tema

Campanha: Obesidade Infantil como Tema
Por Beth Santos

No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro – data comemorada também internacionalmente – a presidente da ABESO, Dra. Rosana Radominski, anuncia que a entidade “inicia a contagem regressiva para deflagrar, no final do mês, uma campanha de prevenção da obesidade sob o tema: “A Obesidade Infantil não Tem Graça. A Graça Termina Quando Começam as Doenças”.

A especialista comenta que a Pesquisa sobre Orçamentos Familiares (POF)/2008-2009, “realizada em parceria entre o  IBGE  e o Ministério da Saúde, analisando dados de 188 mil pessoas brasileiras de todas as idades, mostrou que, nos últimos anos, a obesidade e o sobrepeso têm aumentado rapidamente, em todas as faixas etárias”.

Segundo ela, “neste levantamento, 50% dos homens e 48% das mulheres se encontram com excesso de peso, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres apresentam obesidade”. A Presidente da ABESO lembra que, na faixa etária dos 10 aos 19 anos, “o excesso de peso aumentou de 3,7% para 21,7% nos meninos e de 7,6% para 19,4% nas meninas (comparando os dados de 1974/74 e 2008/09). Na faixa entre 5 e 9 anos, as diferenças foram ainda maiores: 34,8% dos meninos e 32% das meninas estavam com sobrepeso em 2009”.

“Custos Clínicos e Sociais Serão Imensos”
“Houve claramente’ prossegue, ‘aumento da prevalência de excesso de peso nos grupos mais ricos. No entanto, nos grupos de menor renda, o percentual triplicou de 8,9% para 26,5%”. A endocrinologista lembra que “a criança obesa tem maior risco de se tornar um adulto obeso e, hoje, estamos diagnosticando nas crianças complicações da obesidade que, antes, só apareciam na idade adulta”.

A Dra. Rosana Radominski chama a atenção para o fato de que “estes fatores de risco aparecendo precocemente também vão levar à morte mais cedo. E as opções terapêuticas estão cada vez mais reduzidas. Se a situação persistir, os custos clínicos e sociais serão imensos”, conclui.

Leia Mais:
Metade dos Brasileiros Adultos Tem Sobrepeso
Excesso de Peso É Problema Entre Escolares
Crianças e Sobrepeso: Cada Vez Mais Cedo
Atividade Física em Crianças


Colunistas