08 de julho de 2015
  • compartilhar:

Câmara dá passo importante para a volta dos medicamentos anti-obesidade

No final de junho, o Projeto de Lei 2431/11, de autoria do deputado Felipe Bornier, que libera venda de remédios inibidores de apetite seguiu para análise do Senado Federal. A maioria dos deputados concordou em rejeitar Recurso 261/13 que exigia apreciação da matéria em plenário. O projeto foi aprovado em todas as comissões em caráter conclusivo.

Com a decisão, caberá aos senadores analisar se esses medicamentos voltarão ao mercado novamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda dos inibidores de apetite em outubro de 2011.

Felipe Bornier foi o primeiro parlamentar a tomar iniciativa em favor dos pacientes que precisam de tratamento contra a doença. “Hoje a Câmara finalmente entendeu a importância de devolver o direito dos pacientes e a autonomia dos médicos de prescrever medicamentos contra obesidade. Agora, continuaremos a luta no Senado em favor de mais da metade da população brasileira que sofre com sobrepeso”, declarou.

O projeto será analisado pelas Comissões do Senado e depois seguirá para o plenário. Uma vez aprovado, será encaminhado para sanção presidencial. Sancionado, nenhuma outra ação da Anvisa terá maior força que a lei.

O diretora da Abeso, Maria Edna de Melo, esteve em Brasília, para demonstrar o apoio da entidade ao projeto e aos pacientes que precisam de tratamento digno para a obesidade. "Obesidade é doença e, como tal, deve ter acesso ao tratamento completo, que incluiu, em muitos casos, o uso de medicamentos", alerta a endocrinologista.

*Com informações da Agência Câmara.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO