Notícias Dicas


Brasil aparece em quinto lugar em um levantamento mundial sobre excesso de peso

Brasil aparece em quinto lugar em um levantamento mundial sobre excesso de peso

Está aí um dado para não se comemorar. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países com mais pessoas acima do peso. Os Estados Unidos lideram ranking.

O estudo foi publicado recentemente na revista científica The Lancet. Intitulado "Global Burden of Disease", aponta que a população acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) cresceu significativamente nos últimos vinte anos.

Em 2010, o sobrepeso e a obesidade foram responsáveis pela morte de 3,4 milhões de pessoas, segundo o levantamento. De 1980 a 2013, a proporção mundial de adultos com (índice de massa corporal (IMC) acima de 25 kg/m², subiu de 28,8% para 36,9%, entre os homens, e de 29,8% para 38%, entre as mulheres.

O estudo mostra crianças e adolescentes em situação alarmante. Em 2013, 23,8% dos garotos e 22,6% das garotas que viviam em países desenvolvidos estavam no quadro de sobrepeso ou de obesidade. Em países em desenvolvimento, a porcentagem de jovens obesos é menor, mas também subiu - de 8,1% para 12,9% entre meninos, e de 8,4% a 13,4% entre meninas.

O Brasil aparece em 5º lugar na lista de países com a maior quantidade de pessoas acima do peso. Os três primeiros: Estados Unidos, China e Índia.

Colunistas