Notícias Dicas


Bisfenol A e a obesidade em crianças e adolescentes

Bisfenol A e a obesidade em crianças e adolescentes

Cerca de 6 milhões de toneladas de Bisfenol A são produzidas anualmente. O BPA é utilizado em uma variedade de formas, mas as preocupações de saúde estão mais associadas com o BPA usado em contato com os alimentos e líquidos consumidos por seres humanos, em particular no seu uso como um revestimento em latas de alimentos e recipientes de armazenamento, bem como em que garrafas de fornecimento de água potável, por exemplo.

Seu uso em mamadeiras e produtos para bebês foi suspenso no Brasil em 2012.

Estudos têm associado a substância a maior incidência de obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer na próstata e mama, puberdade precoce e tardia, abortos, anormalidades no fígado em adultos e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos.

Embora excretado rapidamente pela urina, com uma meia-vida de aproximadamente quatro horas, pesquisas têm verificado que o tecido adiposo funcionaria como um centro de armazenamento eficiente para o BPA.

Artigo publicado no JAMA aborda, mais uma vez a relação entre o consumo de BPA e obesidade em crianças e adolescentes, além considerar outros fenóis.

Confira: http://migre.me/d8vws 

Colunistas