Notícias Dicas


Benefícios da Cirurgia Bariátrica Vão Além do Controle de Peso

Benefícios da Cirurgia Bariátrica Vão Além do Controle de Peso

Benefícios da Cirurgia Bariátrica Vão Além do Controle de Peso

A Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica acaba de divulgar um documento, mostrando que os benefícios da cirurgia bariátrica são bem maiores do que apenas o controle de peso dos pacientes com obesidade mórbida.

Baseado em análise de relatórios de estudos clínicos e informações da Agência do Governo dos Estados Unidos de Investigação de Saúde e Qualidade de Vida, o documento informa que os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica diminuem em 35% o risco de morte prematura e melhoram em 89% a expectativa de vida.

Além disso, revela que a cirurgia bariátrica também ajuda na melhoria ou controle de 30 doenças relacionadas à obesidade, entre elas o diabetes tipo 2, a hipertensão arterial e apineia do sono.

Segundo o Dr. Roberto Rizzi, que recebeu a certificação internacional de excelência em cirurgia bariátrica da Surgical Review Corporation (SRC), 90% dos pacientes com diabetes tipo 2 conseguem controlar a doença após o procedimento, sendo que três tipos de cirurgia tem se mostrado eficientes para tal: o by-pass gastrojejunal e as derivações bilio-pancreáticas (Scopinaro e “duodenal switch”).

O Dr. Rizzi explilca que essas três técnicas criam um atalho para o alimento, que é desviado do duodeno e chega antes à parte final do intestino.

Assim, o desvio modifica a secreção de alguns hormônios intestinais, como o GLP-1, cujo aumento estimula a produção de insulina, resultando na melhora ou até mesmo no controle do diabetes tipo 2.

Com relação às outras doenças, após a cirurgia, o risco de desenvolvimento de câncer reduz em 60%, a apneia obstrutiva do sono é diminuída em 85% dos pacientes e o risco de desenvolver doença arterial coronariana reduz 56%.

Doenças Cardíacas

A American Heart Association (AHA) reconheceu os benefícios da cirurgia bariátrica e divulgou, no último mês de março, uma declaração científica, afirmando que o procedimento pode resultar, em longo prazo, na perda de peso e reduções significativas nos fatores de risco de doenças cardíacas.

De acordo com o Dr. Denis Pajecki, membro do Departamento de Cirurgia Bariátrica da ABESO, os dados publicados referentes ao estudo norte-americano corroboram outros já publicados anteriormente, como o estudo prospectivo sueco (SOS study).

“É importante que a comunidade médica em geral conheça os benefícios do tratamento cirúrgico da obesidade que vão além da perda de peso, para melhor orientação e referenciamento dos pacientes”, ressalta.

Leia Mais:
Divulgado Documento com Recomendações sobre Cirurgia Bariátrica em Pacientes Obesos

Colunistas