Notícias Dicas


Atividade Física Diminui na Adolescência

Atividade Física Diminui na Adolescência

Por Beth Santos
16 de setembro de 2008

Estudo publicado no Journal of the American Medical Association concluiu que 90% das crianças norte-americanas com até 9 anos de idade praticam atividades físicas por cerca de duas horas na maioria dos dias, enquanto menos de 3% mantêm este hábito quando chegam aos 15 anos. Ou seja, o índice de exercícios cai enormemente entre os adolescentes.

A pesquisa feita entre 2000 e 2006, com a participação de mil crianças em idades variadas, mostrou que os meninos são mais ativos que as meninas, em todas as idades. Revela também que menos de um terço dos adolescentes se exercitam dentro do mínimo recomendado pelos especialistas: uma hora diária, em ritmo de moderado a intenso (ciclismo, caminhada rápida, corrida ou natação).

O resultado do estudo norte-americano levanta preocupação entre os especialistas quanto à continuidade do sedentarismo na idade adulta, o que aumenta o risco de problemas de saúde. O sedentarismo, como se sabe, está relacionado a diversas doenças: cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes etc.

 

Colunistas