16 de junho de 2016
  • compartilhar:

Aprovado, nos EUA, novo dispositivo para perda de peso

O FDA acaba de aprovar um dispositivo de perda de peso que oferece uma nova abordagem para redução da absorção de calorias: elas seriam eliminadas a partir do estômago antes de serem completamente digeridas.
 
O sistema, chamado AspireAssist, consiste em um tubo fino implantado no estômago, ligado a um dispositivo externo, por meio de uma “porta” exterior sobre a pele da barriga. O sistema bombeia 30% dos alimentos armazenados no estômago antes que se convertam em calorias. O usuário deve acionar o dispositivo vinte minutos após a refeição, segundo o fabricante. O processo dura entre cinco e dez minutos.
 
O FDA aprovou o dispositivo na última terça-feira (14), nos Estados Unidos, para adultos obesos, com índice de massa corporal entre 35 e 55, e que não tiveram sucesso na perda de peso com outros métodos. A cirurgia bariátrica é recomendada para pessoas com IMC de 40 ou mais, ou pessoas com IMC de 35 e que tenham outros fatores de risco como diabetes e pressão arterial elevada, entre outros.
 
A aprovação do novo dispositivo, segundo o FDA, foi baseada em estudos que mostram uma perda média de 12% do peso corporal total, um ano após o procedimento, comparado com uma perda de peso de 3,6% para os pacientes que não receberam o dispositivo.
 
"Agora, com a aprovação nos EUA, será possível ter uma melhor ideia de como isso funcionará na prática. Não acho que essa seja uma opção universalmente aceita, porém talvez possa servir em um nicho específico de pacientes com contraindicações a outras formas de tratamento e que sejam bem avaliados de um ponto de vista psicológico ou psiquiátrico", considera o endocrinologista Bruno Halpern, diretor da Abeso.
 
Os efeitos adversos relatados, segundo o fabricante, são: náuseas, vômitos, obstipação e diarreia.
 
Para fazer uso do dispositivo, o FDA alerta que o paciente precisa ter o acompanhamento de um profissional de saúde, e deve seguir um programa de mudança de estilo de vida para adotar hábitos mais saudáveis, visando à redução da ingestão calórica.
 
*imagem empresa fabricante do sistema AspireAssist

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO