20 de julho de 2011
  • compartilhar:

ANM: Simpósio Sobre Fármacos Antiobesidade

ANM: Simpósio Sobre Fármacos Antiobesidade
Por Beth Santos

A Academia Nacional de Medicina (ANM) promoverá, no dia 28 de julho, um simpósio para debater a posição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a favor da retirada  dos medicamentos antiobesidade do mercado brasileiro. Foram convidados representantes da Anvisa, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O simpósio está marcado para a noite da quinta-feira, dia 28, das 18h20m às 20h30m, com apresentação dos acadêmicos Luiz Cesar Póvoa e Eliete Bouskela. A seguir, falarão os seguintes representantes: da Anvisa, Dra. Maria Eugênia Cury ( Gerente do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária – NUVIG); da SBEM, o endocrinologista Ricardo Meirelles (Proposição de não suspensão dos medicamentos antiobesidade); e da ABESO/SBD, o endocrinologista Amélio Godoy-Matos, ex-presidente da ABESO e da SBEM (Razões para não suspender os medicamentos antiobesidade). Em seguida, está previsto um espaço para o debate entre os participantes e a plateia.

Não Coibir a Boa Prática
O Dr. Amélio Godoy-Matos esclarece que o simpósio está sendo realizado a partir de um convite da ANM às entidades interessadas no assunto. Segundo ele, “a Academia se mostrou interessada em promover um debate sobre o assunto dos medicamentos antiobesidade, uma vez que os endocrinologistas em peso estão contra a intenção de retirá-los do mercado. Os profissionais sérios, de reconhecida idoneidade, entendem que seria um cerceamento do direito de prescreverem os medicamentos, com critério”.

O especialista comenta ainda que “a medida, como já alertamos, vai fazer proliferar o mercado das fórmulas “mágicas”, as promessas milagrosas, os kits emagrecimento. Aliás, eles já estão proliferando pela internet, para quem quiser ver”. E conclui: “Se a ANVISA é incapaz de coibir os abusos, não deve coibir a boa prática”.

O simpósio acontecerá na sede da Academia Nacional de Medicina, na Avenida General Justo, 365, Centro, Rio de Janeiro.

Leia Mais
Sibutramina: ABESO Levará à Anvisa Posicionamento Contrário à Retirada do Mercado
Abaixo-assinado: Participe Você Também
Intenção da Anvisa de Proibir Medicamentos Repercutiu na Imprensa 
Audiência Pública sobre Medicamentos: Diálogo Prevalece 
Sibutramina: Christian Torp-Pedersen Defende Uso da Substância 
Inibidores de apetite: Anvisa Realiza Último Debate Antes da Decisão final, Prevista Para Julho/Agosto

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO