Notícias Dicas


Alto Índice de Obesidade entre Motoristas, Segundo Pesquisa

Alto Índice de Obesidade entre Motoristas, Segundo Pesquisa

Bárbara Bezerra
27 de março de 2008


Sessenta por cento dos motoristas que trafegam na BR-116, trecho Jequié, a 359 quilômetros de Salvador, BA, estão com excesso de peso, além de hipertensão arterial. Estes são alguns dos resultados apontados pela pesquisa realizada pela Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, Hospital Prado Valadares, estudantes da Universidade Estadual do Estado da Bahia (Uesb), SEST/ SENAT e SAMU 192.

A pesquisa foi realizada no último dia 22 de março, abordou 124 motoristas e tem como objetivo traçar um perfil das condições de saúde dos que trafegam na rodovia. Entre os resultados apurados estão: 11% estavam com hipoglicemia; 60, 48% com hipertensão arterial; 13,71% revelaram ser fumantes compulsivos e 60% estavam com excesso de peso; 53,23% têm problemas com álcool e 5,65% confessaram o uso de anfetaminas para agüentar a jornada de trabalho.

Sobre a sobrecarga de trabalho, 22,58% já se envolveram em acidentes; 75% contaram que dirigem um excesso de horas diárias (mais de oito horas) e 10,48% sustentam que trabalham mais de 16 horas por dia.

Durante a operação, o chefe da 3ª. Delegacia da PRF, Joan Leandro Santos Neves, informou que todos os motoristas que participaram da pesquisa receberam material educativo, preservativos, orientações de combate a DST/ AIDS, além de orientações posturais, ergonômicas, terapêuticas, sobre IMC, PA e glicemia.

 

Colunistas