Notícias Dicas


Alimentação Saudável no Combate à Obesidade

Alimentação Saudável no Combate à Obesidade

Por Beth Santos

Sem dúvida, um exemplo a ser seguido: após um aumento de 4% no número de crianças obesas nas escolas estaduais da cidade de Carmo do Cajuru, Minas Gerais, criou-se um programa de acompanhamento nutricional para combater o excesso de peso. Em dois anos de trabalho, a redução da obesidade já chega a 21%.

Dentro do projeto, nutricionistas passaram a oferecer educação alimentar a 580 estudantes locais, que inclui novo cardápio na merenda escolar. Hoje, elas comem mais saladas e frutas, são mais saudáveis e interessadas nas aulas. Refrigerantes, doces e frituras foram banidos das cantinas. Em sala de aula, os alunos recebem informações sobre os benefícios de cada fruta e verdura. Os resultados não tardaram e, hoje, eles já solicitam alimentos saudáveis.

Considerando, no entanto, que as crianças fazem apenas uma refeição na escola, os profissionais envolvidos no projeto perceberam que apenas a merenda saudável não seria suficiente para combater a obesidade com eficácia. Assim, partiram para uma segunda etapa: envolver os pais, dando informações através de palestras. Agora é torcer para que o projeto seja copiado Brasil afora.

Colunistas