Notícias Dicas


Aleitamento Pode Evitar Obesidade Infantil

Aleitamento Pode Evitar Obesidade Infantil

Aleitamento Pode Evitar Obesidade Infantil
Por Sandra Malafaia

Se a amamentação é importante para bebês de mães sem qualquer doença prévia, que dirá para as que têm diabetes. É sabido que filhos de gestantes diabéticas possuem mais propensão de se tornarem obesos. Mas “uma luz no fim do túnel” acaba de ser vista por um estudo, sugerindo que o aleitamento materno é capaz de diminuir esse perigo.

Publicado no International Journal of Obesity, o estudo foi realizado pela Escola e Saúde Pública do Colorado, nos Estados Unidos, sob a coordenação de Tessa Crume.

Segundo Crume, foram monitorados 94 filhos de gestantes diabéticas e 399 de mulheres sem a doença. A avaliação sobre a influência da amamentação no aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) durou até essas crianças completarem 13 anos de idade.

A coordenadora do estudo explica que há períodos críticos para a definição perinatal do risco de obesidade na gravidez e na vida da criança. Assim, foram observados os bebês expostos a uma maior nutrição no útero, devido à gravidez de mãe diabética, para saber se os alimentos ingeridos no início da vida podem alterar o risco de obesidade infantil.

Aumento Mais Lento

Ao final do estudo, os pesquisadores verificaram que os filhos de gestantes diabéticas, amamentados por mais tempo, apresentavam aumento mais lento do IMC do que os que tiveram a amamentação interrompida antes dos seis meses de vida. O mesmo foi mostrado quanto aos filhos de mães sem diabetes.

De acordo com Crume, o estudo mostrou uma alternativa para normalizar o crescimento do IMC de crianças expostas ao diabetes ou à obesidade durante a gravidez da mãe, uma vez que esse fato contribui para a obesidade infantil e doenças metabólicas.

Leia Mais:
Mulheres Obesas: Mais Problemas na Amamentação
Aleitamento Protege de Risco de Sobrepeso e de Obesidade
Produtos Usados na Gestação Podem Levar à Obesidade
Estudo Avalia Ganho de Peso na Gestação

Colunistas