Notícias Dicas


Manifesto

Manifesto

 A ABESO, conforme determinado em Assembleia, vem por meio deste documento manifestar-se em resposta às críticas que a mesma vem recebendo em relação a apoios e patrocínios de indústrias dealimentos e bebidas. Diante do disposto, enfatizamos que:

  1. A ABESO considera a presença de indústrias de bebidas e alimentos em nosso mundo atual como um fato irreversível.

  2. O excesso no consumo de refrigerantes adoçados com açúcar e os sucos industrializados açucarados podem ser parcialmente responsáveis pelo ganho do peso em nossa população.

  3. Por outro lado, o consumo dos refrigerantes e sucos de frutas industrializados pode fazer parte da constituição normal de uma dieta, desde que o açúcar adicionado não ultrapasse 10% do aporte calórico diário de cada pessoa, de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

  4. Temos observado que as indústrias alimentícias vêm pouco a pouco tentando adaptar seus produtos para serem compatíveis com uma alimentação mais saudável (ex: eliminando gorduras trans, diminuindo o teor de sal, substituindo sacarose por adoçantes artificiais).

  5. Percebemos também uma tendência em relação à redução de propaganda por parte de algumas empresas do setor direcionadas ao público infantil.

Considerando essas questões acima descritas, a ABESO coloca-se na posição de aceitar a participação das indústrias alimentícias e de bebidas em nossos eventos, e de apoiar integralmente a atividade das mesmas em lutar conosco pela saúde da população, ao criar prêmios que incentivem iniciativas relevantes para a promoção da saúde, como o Premio Pemberton da Coca-Cola. Mas, ao mesmo tempo, mantemos a nossa liberdade em criticar atividades dessas indústrias quando não se coadunem com nossos objetivos de promover um estilo de vida saudável para nossa população.

ABESO

Colunistas