15 de junho de 2016
  • compartilhar:

Abeso: há 30 anos, tratando a obesidade com seriedade e responsabilidade

A Abeso completa 30 anos neste 2016. A campanha da Obesity Society (entidade internacional que congrega as entidades voltadas ao estudo da obesidade de diversos países), que incentiva uma abordagem séria em relação à obesidade, está totalmente em sintonia com o trabalho que a Abeso vem desenvolvendo desde 1996.

Tratar a obesidade com seriedade implica em disseminar informações sobre o assunto de maneira responsável, checando suas referências. É deixar o sensacionalismo de lado ao abordar o tema. É não dar destaque a dietas milagrosas que colocam em risco a saúde e a vida das pessoas.

Tratar a obesidade com seriedade é respeitar o obeso. Respeitar a sua condição, é não reforçar e ideia errada de que a obesidade é culpa de quem tem. Tratar a obesidade com seriedade é reconhecer que ela é uma doença crônica multifatorial.

Tratar a obesidade com seriedade é investir na criação de políticas públicas de prevenção e tratamento, investir em protocolos e diretrizes junto às sociedades do setor para atender da melhor maneira o paciente obeso, tanto no âmbito público quanto no privado. É investir no acesso ao tratamento multidisciplinar.

Tratar a obesidade com seriedade é integrar o tema aos currículos das escolas de medicina e de outras profissões ligadas ao atendimento do obeso. É investir em atualização contínua desses profissionais.

Tratar a obesidade com seriedade é respeitar a ciência e suas descobertas, e apoiar estudos na área. É reconhecer a necessidade do acesso ao tratamento completo que, pode sim, assim como em qualquer doença crônica, incluir medicamentos. E considerar a cirurgia bariátrica como parte do tratamento, quando necessário.

 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO