Notícias Dicas


ABESO Atuante no Combate à Obesidade

ABESO Atuante no Combate à Obesidade

ABESO Atuante no Combate à Obesidade
Por Beth Santos

A presidente daABESO, Rosana Radominski, foi a convidada na manhã de ontem, 10/10, do programa Bem Estar, da TV Globo, ao lado do consultor do programa, Alfredo Halpern, ex-presidente da entidade. O assunto foi obesidade e como combatê-la.

A apresentadora do horário, Mariana, começou apresentando um gráfico que revelava o aumento do peso médio da família brasileira, de 145 quilos nos anos 70 para 173 nos anos 90 – quase 30 quilos a mais. O Dr. Halpern comentou que, na população adulta brasileira, o número de pessoas com excesso de peso já está ultrapassando o de pessoas com peso normal.

Dirigindo-se à Dra Rosana, a apresentadora observou que “a obesidade não é apenas uma questão estética, mas está relacionada a diversos problemas mais graves que aumentam oscustos da saúde no país”, com que a Dra. Rosana concordou: “a obesidade édoença crônica e tem uma série de complicações que aumentam estes custos”. Segundo ela, “a própria obesidade, por si só, já aumenta os custos porque qualquer doença é mais difícil de diagnosticar e tratar em pacientes que tenham um certo peso, como a pressão alta, as doenças cardiovasculares,problemas articulares etc”.

Dois exemplos de disciplina e força de vontade foram apresentados em reportagens externas gravadas, como o de um adulto que já perdeu 25 quilos e motiva os colegas de trabalho; e o de um grupo dentro de uma empresa que oferece programa de atividade física para os funcionários, e que acordam duas horas mais cedo para atividades antes do trabalho. Além do caso do menino Gabriel, de 11 anos, de Curitiba, que mostrou como perdeu peso com atividade física e mudanças na alimentação.

A presidente da ABESO reiterou os exemplos mostrados: “a atividade física é extremamente importante na perda de peso, assim como a alimentação”.

Leia Mais:
Dia 11/10 é o Dia Mundial de Combate à Obesidade
Para Combater a Obesidade nas Escolas

Colunistas