Notícias Dicas


14º CBOSM: Inscrições Online até 15 de Maio

14º CBOSM: Inscrições Online até 15 de Maio

14º CBOSM: Inscrições Online até 15 de Maio
Por Beth Santos

Faltam 25 dias para o final do prazo (15/05) das inscrições online para o 14º Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica – CBOSM 2011. O evento acontece de 25 a 28 de maio, em São Paulo, SP, e será presidido pelo Dr. Alfredo Halpern.

O 14º CBOSM vai marcar as comemorações pelos 25 anos de fundação da ABESO. Este será o tema da conferência da presidente da entidade, Dra. Rosana Radominski, prevista para a noite de abertura do congresso, dia 25 de maio próximo.

Programação de Qualidade

Toda a grade da programação científica do CBOSM 2011 está no site do evento e chama a atenção a qualidade e atualidade dos temas e palestrantes escolhidos.

Entre os estrangeiros convidados, estão confirmados a presença de Eric Ravussin (USA), Benoit R. Gauthier (Suíça) e Elza Muscelli (Itália) em conferências nos dias 26 e 27/05.  Os temas tratados serão, respectivamente, Longevidade e Restrição Calórica, Impacto do GLP-1 na Célula Beta e Por que a Cirurgia Bariátrica pode “Curar” Diabetes?

Assuntos como Causas Óbvias de Obesidade (Obesidades Monogênicas, a Sindrômica e a Hipotalâmica); Obesidade: Genética ou Ambiente?; Causas não Clássicas de Obesidade; Novas Doenças Associadas à Obesidade e SM; e O que as Indústrias Alimentícias Estão Fazendo para Deter a Obesidade? etc estão  entre os destaques da programação no dia 26/05.

As opções farmacológicas cada vez mais restritas para o tratamento da obesidade e o arsenal terapêutico cada vez maior para doenças associadas – diabetes, dislipidemia, hipertensão – são temas de destaque. O presidente do evento, Dr. Alfredo Halpern, comenta que estes fatos “conduziram a um planejamento do programa científico (...) em que (...) o enfoque terapêutico destas doenças associadas (particularmente do diabete melito) fosse particularmente privilegiado”. As cirurgias bariátricas e metabólicas também conquistaram também maior espaço na programação, segundo o Dr. Halpern.

Colunistas