ANM: Simpósio Sobre Fármacos Antiobesidade Por Beth Santos
A Academia Nacional de Medicina (ANM) promoverá, no dia 28 de julho, um simpósio para debater a posição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a favor da retirada dos medicamentos antiobesidade do mercado brasileiro. Foram convidados representantes da Anvisa, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
O simpósio está marcado para a noite da quinta-feira, dia 28, das 18h20m às 20h30m, com apresentação dos acadêmicos Luiz Cesar Póvoa e Eliete Bouskela. A seguir, falarão os seguintes representantes: da Anvisa, Dra. Maria Eugênia Cury ( Gerente do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária – NUVIG); da SBEM, o endocrinologista Ricardo Meirelles (Proposição de não suspensão dos medicamentos antiobesidade); e da ABESO/SBD, o endocrinologista Amélio Godoy-Matos, ex-presidente da ABESO e da SBEM (Razões para não suspender os medicamentos antiobesidade). Em seguida, está previsto um espaço para o debate entre os participantes e a plateia.
Não Coibir a Boa Prática O Dr. Amélio Godoy-Matos esclarece que o simpósio está sendo realizado a partir de um convite da ANM às entidades interessadas no assunto. Segundo ele, “a Academia se mostrou interessada em promover um debate sobre o assunto dos medicamentos antiobesidade, uma vez que os endocrinologistas em peso estão contra a intenção de retirá-los do mercado. Os profissionais sérios, de reconhecida idoneidade, entendem que seria um cerceamento do direito de prescreverem os medicamentos, com critério”.
O especialista comenta ainda que “a medida, como já alertamos, vai fazer proliferar o mercado das fórmulas “mágicas”, as promessas milagrosas, os kits emagrecimento. Aliás, eles já estão proliferando pela internet, para quem quiser ver”. E conclui: “Se a ANVISA é incapaz de coibir os abusos, não deve coibir a boa prática”.
O simpósio acontecerá na sede da Academia Nacional de Medicina, na Avenida General Justo, 365, Centro, Rio de Janeiro.
Leia Mais Sibutramina: ABESO Levará à Anvisa Posicionamento Contrário à Retirada do Mercado Abaixo-assinado: Participe Você Também Intenção da Anvisa de Proibir Medicamentos Repercutiu na Imprensa Audiência Pública sobre Medicamentos: Diálogo Prevalece Sibutramina: Christian Torp-Pedersen Defende Uso da Substância Inibidores de apetite: Anvisa Realiza Último Debate Antes da Decisão final, Prevista Para Julho/Agosto |