Busca:
ABESO
Área Científica
Comunicação
Saúde e Bem-estar
Eventos




Associação Brasileira para
o Estudo da Obesidade e da
Síndrome Metabólica
Rua Mato Grosso, n.º 306 - Cj. 1711
Higienópolis - São Paulo - SP
CEP: 01239-040

Tel.: (0xx11) 3079-2298
FAX: (0xx11) 3079-1732

info@abeso.org.br

 

 

:: Notícia - 27/07/2010 - Obesidade Mórbida Aumenta 255%
Levantamento realizado na Universidade de Brasília revela aumento “alarmante” de obesidade mórbida.

Obesidade Mórbida Aumenta 255%
Por Beth Santos

Um aumento de 255% na prevalência da obesidade mórbida no Brasil - considerado “alarmante”, especialmente entre homens - foi um dos resultados encontrados no levantamento realizado pela pesquisadora Leonor Maria Pacheco Santos e equipe, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. A pesquisa incluiu os períodos de 1975-1976 (0,18%), 1989 (0,33%) e 2002-2003 (0,64%).

O trabalho é uma reanálise de inquéritos antropométricos nacionais sobre o assunto, divulgado neste mês de julho na publicação científica Obesity Surgery. Também foram utilizados dados sobre cirurgias bariátricas obtidos no Sistema de Informações Hospitalares do SUS, disponíveis online.

Segundo o artigo publicado, “houve uma taxa mais elevada no Sul nos dois primeiros levantamentos, mas a prevalência na região Sudeste aumentou constantemente, chegando a 0,77% em 2002-2003, alcançando o Sul”.

De acordo com dados divulgados, em 1999 o SUS passou a cobrir a cirurgia de obesidade mórbida e entre 2000-2006 o número de procedimentos aumentou seis vezes, chegando a 2500. As cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS estiveram concentradas em primeiro lugar na região Sudeste, seguida pela região Sul.

Os especialistas classificam como urgente a adoção de medidas preventivas em relação à epidemia de obesidade no país.


Fonte: Agência Notisa

 
Aguarde.... Carregando!!!