Amamentar Diminui Desenvolvimento de SM Por Beth Santos
Segundo estudo publicado no American Diabetes Association Journal, o aleitamento materno não beneficia apenas os bebês, mas também as mães, pois reduzem os riscos futuros de desenvolver Síndrome Metabólica (SM).
Os motivos ainda não estão claros, mas a pesquisa revelou que amamentar por até cinco meses reduz em até 39% o risco de SM. Em amamentações com duração de cerca de nove meses os resultados foram ainda melhores, segundo os pesquisadores, reduzindo o risco de SM em até 56%.
A pesquisa concluiu que a lactação tem efeitos positivos na saúde cardio-metabólica da mulher que amamenta. A SM se caracteriza por um conjunto de fatores de risco que predispõe ao diabetes e às doenças cardíacas: hipertensão, obesidade, altos níveis de colesterol ruim e triglicérides, entre outros.
|