Dicas Notícias


Alimentação equilibrada para adolescentes


Alimentação equilibrada para adolescentes

1) Adolescentes devem consumir uma quantidade de calorias adequadas às necessidades; privações ou excessos poderão comprometer o crescimento e o desenvolvimento.

2) Escolher alimentos com menos açúcar, sal e gorduras faz parte da educação alimentar.

3) Frutas e vegetais, cereais, leites e derivados, carne magra (ou ovos, peixe, frango, soja ou feijão) compõem uma alimentação saudável.

4) As frutas fornecem energia, fibras, minerais e vitaminas, podendo ser uma opção para lanches entre as refeições principais.

5) Alimentos ricos em ferro, como carne, peixe, verduras verde-escuro, grãos e castanhas devem ser consumidos com regularidade.

6) O leite é fonte de proteína e cálcio e deve fazer parte de uma alimentação balanceada.

7) Iogurte e queijo também podem ser opções de lanches entre as refeições, sobretudo aqueles com menor teor de açúcar/sal e gorduras.

8) Evitar alimentos e bebidas açucaradas entre as refeições ajuda na prevenção de excesso de peso e de cáries.

9) A ingestão regular de água também faz parte de um hábito de vida saudável.

10) Os hábitos alimentares dos pais servem de exemplos para os filhos. A alimentação da família tem que ser saudável e não apenas imposta a crianças e adolescentes

11) Para completar um estilo de vida saudável, a prática de atividade física regular é essencial.
_____

*Dicas de Erika Paniago, membro da Abeso é médica pesquisadora e colaboradora na Pós-Graduação da PUC-IEDE RJ. É Presidente da Associação dos Ex-alunos do IEDE (ASSEX biênio 2015-2016). Compõe a Comissão de Campanhas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM biênio 2015-2016).

Colunistas