Posicionamento Oficial ABESO/SBEM sobre a Sibutramina


Em reunião no último dia 15 de setembro, o comitê da Food and Drug Administration (FDA) esteve reunido para decidir sobre ações regulatórias a respeito da sibutramina, baseado nos resultados finais do polêmico estudo SCOUT, publicados na primeira semana do mês no New England Journal of Medicine. 

A tentativa de decisão terminou em empate: oito membros votaram pela retirada dos medicamentos das farmácias, seis deles recomendaram a colocação de advertência na embalagem do produto, enquanto outros dois consultores votaram pela advertência somada a um monitoramento maior dos pacientes.

No dia 5 de setembro, durante o 29° Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM), o endocrinologista Walmir Coutinho – um dos oito pesquisadores que dirigiram o SCOUT a nível mundial – havia apresentado os resultados pela primeira vez, no Brasil.

À luz destes fatos, as Diretorias da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) produziram um posicionamento oficial conjunto sobre o assunto, encaminhado à Anvisa, marcando a posição dos especialistas brasileiros sobre asibutramina. Veja o documento.

Leia os resultados do estudo SCOUT.