A ABESO comunica aos seus associados que está desenvolvendo, em parceria com outras sociedades brasileiras que atuam no setor da saúde, uma Campanha de Prevenção à Obesidade Infantil. Um dos principais objetivos é mostrar à população que trata-se de uma doença de difícil tratamento, com graves complicações, além de apontar os caminhos para a prevenção.
Por conta da iniciativa, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, enviou uma carta à presidente da ABESO, Dra. Rosana Radominski, congratulando-se com a entidade e todos os demais envolvidos na campanha.
“Combater a obesidade, diminuir os percentuais de gordura dos alimentos e estimular a atividade física é uma batalha diária”, lembra o Ministro. “É com grande satisfação que o Ministério da Saúde manifesta-se favoravelmente à realização das ações da ABESO que incentivam a prevenção da obesidade infantil, bem como o seu tratamento”, finaliza, no documento.
A campanha, lembra a Dra. Rosana, não consiste em uma manifestação pontual, mas apresentará continuidade ao longo do tempo.
Ela ressalta que, sem a participação de segmentos da sociedade e de órgãos governamentais, não há planejamento estratégico.
“A aprovação do Ministério da Saúde para esta Campanha foi o primeiro e importante passo para o sucesso deste planejamento”, resume.
(Leia na íntegra a carta do Ministro da Saúde, José Temporão, à ABESO).
Veja, abaixo, o comunicado da presidente da ABESO, Dra. Rosana Bento Radominski, sobre a Campanha.
Prezados sócios,
A ABESO está desenvolvendo uma Campanha de Prevenção de Obesidade Infantil.
Os objetivos principais desta campanha são:
1. A conscientização da população de que criança gordinha não é sinônimo de criança saudável.
2. Mostrar que a obesidade infantil é doença de difícil tratamento, com graves complicações.
3. Apontar os caminhos para a prevenção da obesidade infantil e também para evitar que uma criança com peso normal se torne um adulto obeso.
A intenção não é fazer uma manifestação pontual. É para que seja continuada e melhorada ao longo do tempo. Para tanto, vamos contar com a parceria de outras sociedades envolvidas na Saúde e no bem-estar do indivíduo.
Não existe planejamento estratégico de prevenção que progrida se não houver a participação de vários segmentos da sociedade e principalmente dos órgãos governamentais. A aprovação do Ministério da Saúde para esta Campanha foi o primeiro e importante passo para o sucesso deste planejamento.
Dra. Rosana Bento Radominski
Presidente da Associação para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO