Colunas Nutrição

Dieta Detox funciona?

Dieta Detox funciona?

A dieta detox é mais uma das inúmeras dietas milagrosas que circulam por aí. Ela promete eliminar toxinas do corpo, promover a saúde e ajudar na perda de peso. E realmente leva à perda de peso, como qualquer dieta com restrição de calorias. Porém, como elimina muitos alimentos, sugerindo basicamente o consumo de sopas, sucos e água por alguns dias, pode ser perigosa. 

Toxinas são substâncias que podem ser originadas dentro do corpo: provenientes de bactérias ou como produto do metabolismo; ou podem vir de fora: medicamentos, metais pesados, produtos químicos (herbicidas, pesticidas, inseticidas, etc.). No entanto, nosso organismo é uma “máquina” muito inteligente. Ele tem mecanismos para eliminar as toxinas através do fígado, dos rins, do intestino, da pele e dos pulmões. Nosso corpo é programado para isso.

Quando estudamos o “sistema” de detoxificação – a maioria dos estudos foi realizada com animais – percebemos que antioxidantes, fibras, proteínas e gorduras “boas” trazem benefícios. Ou seja, nada que uma alimentação saudável contendo antioxidantes e fibras provenientes de verduras e legumes, proteínas com baixo teor de gordura saturada (aquela que em excesso pode trazer risco cardiovascular) e gorduras “boas” (aquelas que se consumidas com moderação protegem o coração) não dê conta.

Enfim, consumir alimentos ricos em açúcar, gordura ou sódio com moderação não prejudica a saúde nem exige uma dieta detox para compensar seus efeitos.

*departamento de Nutrição da Abeso, nutricionista Renata Bressan

Colunistas