Peso Saudável na Infância

Z-IMC = 00.00

Entenda seu nível:

acima de +2

Obesidade

Mudanças na casa à vista! A mudança é para a criança em conjunto com todos da casa, afinal o que faz bem para um, fará bem para todos. Muitas vezes os pais não acreditam que os filhos estão com obesidade, já que temos tantas crianças acima do peso que até nos acostumamos com o padrão. Além disso, antigamente a criança “forte” era tida como a criança saudável. Hoje é diferente: é preciso cuidar, dar o exemplo e amar.

+1 e abaixo de +2

Sobrepeso

É preciso mudar a rotina da família. Procurar ajuda de um Pediatra ou Nutricionista para melhorar alguns hábitos alimentares agora irá garantir um futuro mais saudável para todos. Essa é a fase mais inicial do excesso de peso, onde tende a ser mais fácil retornar ao peso normal. Vamos lá!

de -2 e abaixo de +1

Peso normal

Que legal! Estar com o peso dentro da faixa de normalidade é um ponto positivo e isso deve estar SEMPRE acompanhado de uma alimentação rica em vegetais e muita atividade física. O consumo rotineiro de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal não deve fazer parte da rotina de ninguém.

Abaixo de -2

Abaixo do peso

Uma criança que está abaixo do peso deve SEMPRE ser avaliada pelo Pediatra, pois é fundamental excluir a hipótese de desnutrição. Algumas famílias possuem esse aspecto físico, sendo o quadro conhecido como magreza constitucional, o que nesses casos é normal. A alimentação deve ser tão saudável quanto para qualquer outra criança.

Para crianças e adolescentes o diagnóstico do estado nutricional é realizado através do cálculo do percentil o do escore Z-IMC, este é calculado através do método LMS, utilizando coeficientes parametrizados com as informações de sexo, idade, peso e altura informados. Fonte: Organização Mundial de Saúde, 2007.


obesidade é doença? como prevení-la

Sim. Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos. Além de reduzir a qualidade de vida, pode trazer doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. Tanto para prevenir quanto para tratar o sobrepeso e a obesidade é preciso ter uma alimentação balanceada e procurar atividades em que você se movimente mais.Mudar pra viver mais e melhor. Essa é a ideia!

Quatro passos fundamentais para prevenção da obesidade e doenças associadas:



Alimente-se melhor!

Reduza alimentos com muita gordura, açúcar e sal. Sempre que possível, faça as refeições com a família, em casa. Mas nada de exagerar nos ingredientes citados acima! Tenha sempre frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Seguir uma rotina, com horários para cada refeição, também é importantel.

Não se esqueça de beber água!

Não espere ter sede para beber água. Quando você sente sede, quer dizer que o corpo já está se desidratando.

Movimente-se!

Comece por reduzir o seu tempo sentado, não precisa de grandes mudanças. Evite escadas rolantes ou elevadores, suba a pé. Desça do ônibus um ponto antes; deixe o carro um pouco mais longe e vá caminhando. Pedale, mesmo que seja em curtas distâncias. Pense assim, em uma semana de 168 horas, você só precisa dedicar 2,5 horas para atividades físicas e terá grandes benefícios!

Durma o suficiente

Crie um ritual, deixe o ambiente silencioso e escuro. Estudos científicos mostram que dormir bem pode prevenir sobrepeso e obesidade. Quem dorme pouco e tem uma qualidade de sono ruim, tem mais chances de aumentar o peso.

* Material desenvolvido pelo Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), com apoio da Abeso