Dicas Notícias


Como criar o hábito de tomar mais água

Não adianta matar a sede só de vez em quando: é preciso manter a hidratação do organismo constante

As mudanças da composição corporal com a idade

É preciso ficar de olho nelas para envelhecer de uma maneira saudável

Escolher um local adequado para comer

Bebês e crianças pequenas raramente param para comer espontaneamente e a preocupação da famílias em ver o prato vazio é tão grande que qualquer lugar está valendo, desde que o bebê aceite tudo.

Comer sem distração deve ser uma das primeiras preocupações

Sim, nos dias de hoje, essa deve ser uma das primeiras preocupações dos responsáveis desde o início da introdução de novos alimentos na vida de bebês de 6 meses.

O objetivo não é o prato vazio e sim a relação com a comida

Quando o objetivo é ver o prato vazio, ou seja, fazer a criança aceitar tudo o que está sendo oferecido, “vale tudo” para que a criança coma: distração, trocas, barganhas, ameaças. Esse pode ser um caminho muito inadequado porque não respeita os sinais da

Para crianças: nada de suco!

A mudança mais impactante no que diz respeito a alimentação infantil nos últimos anos foi a retirada do suco natural da alimentação de bebês e crianças

Alimentos processados e ultraprocessados

Os alimentos processados são produzidos basicamente adicionando-se sal, açúcar, óleo ou vinagre aos alimentos in natura ou minimamente processados. Cozimento, secagem, fermentação, defumação, entre outros, integram as técnicas de processamento. Entre os e

Páscoa: benefícios do cacau

O chocolate é feito da união do cacau, manteiga de cacau, derivados do leite e açúcar. A proporção dos ingredientes acaba ditando o sabor e a textura do chocolate. Os com mais cacau são mais amargos e duros, os "ao leite" são mais doces e aveludados.

Lancheira saudável: o papel da escola

Com o reinício das aulas muitas famílias se deparam com a dificuldade que é pensar diariamente numa opção de lanche saudável que possa ser levado á escola.

Hora do Lanche: 40 opções de lanches saudáveis

Todas as opções de lancheira saudável que vamos apresentar contém: 1 carboidrato, 1 proteína (lácteo ou não), 1 fruta

Alimentos in natura minimamente processados

Os alimentos in natura são definidos como aqueles “obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza” e os alimentos minimamente processados são definidos

É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada?

Atualmente, existem inúmeras dietas que se dizem milagrosas. Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre outros. Além disso, tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”.

Quanto mais colorido, melhor!

Você já deve ter lido ou ouvido que quanto mais colorido o seu prato, melhor. Mas você sabe o porquê?

Como aproveitar o final de semana sem prejudicar sua dieta

Nos finais de semana é comum que ocorram mudanças em nossa rotina.Por isso, é importante saber se controlar para evitar exageros e acertar na escolha dos alimentos diante de tantas tentações.

Leite e derivados

O leite e seus derivados são uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, sendo a principal fonte alimentar de cálcio, mineral fundamental na saúde óssea, contração muscular e coagulação sanguínea

Tapioca ou pão?

A tapioca é feita a partir da fécula de mandioca e o pão é feito com farinha de trigo. Os dois são fontes de carboidratos que fornecem energia para o nosso corpo.

Hora do intervalo: o que levar de lanche no trabalho?

É comum que algumas pessoas sintam fome entre as refeições principais. Às vezes, as opções disponíveis no local de trabalho não são as melhores possíveis....

Obesidade se previne com dieta?

Apesar dos esforços dos profissionais, indivíduos obesos, governo e indústria, a prevalência da obesidade continua aumentando. Ao contrário do que pensam as pessoas com sobrepeso ou obesidade que geralmente procuram uma fórmula mágica para emagrecer...

Verduras, frutas e legumes na alimentação

Verduras, frutas e legumes são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais ajudam a regular as reações que ocorrem no nosso organismo e alguns têm ação antioxidante

O que é um prato equilibrado

Não existe um só nutriente que seja capaz de dar conta de tudo o que nosso organismo precisa. Por isso precisamos primar por um prato equilibrado, mas como seria este prato?

O desafio do lanche escolar

Atualmente a obesidade infantil tem preocupado muito os pais e profissionais de saúde. Os pais são muito importantes na formação de hábitos saudáveis dos filhos e, além da alimentação de casa,